As marcas de roupas do Brasil 2

19/09/2016

Aqui continua nossa minisérie sobre história das marcas brasileiras de roupas. Talvez você nem sabe que são brasileiras. Veja como algumas delas conquistaram o mundo.

Carmen Steffens

Com 300 lojas em 18 países, a Carmen Steffens hoje é uma das grifes mais conceituadas e admiradas no ramo de calçados, roupas e acessórios. A marca é querida entre as celebridades como Madonna, Jennifer Lopez, Paris Hilton e Eva Longoria. A grife, que recebe este nome graças a uma homenagem do diretor-presidente Mario Spaniol à sua mãe, Carmen Steffens, atua com sucesso no mercado há mais de 20 anos. Sediada na cidade de Franca, interior de São Paulo, a Carmen Steffens ainda possui curtume próprio, a Couroquímica. Em sua própria fábrica, são produzidos cerca de 8 mil pares de calçados e 2.500 bolsas por dia; e emprega mais de 3.000 funcionários. Entre as grandes conquistas da marca estão: o selo de Excelência em Franchising, promovido pela Associação Brasileira de Franchising-ABF pelo 7° ano consecutivo; foi eleita a melhor loja de Hollywood no ramo de calçados, em 2012 e premiada como a melhor loja no ramo de vestuário, calçados e acessórios pela revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” em 2006 e 2014. Com o nome consagrado mundo afora, a Carmen Steffens ainda tem muitos planos futuros de expansão; Barcelona, Miami, Las Vegas, Melbourne e nos Emirados Árabes serão as próximas cidades a ganharem um novo espaço da grife.

No ano passado, a marca lançou mais uma novidade para suas exigentes clientes: a Maison CS. Na loja com projeto arquitetônico diferenciado, fachada dourada e mobiliário requintado, as consumidoras encontram uma coleção de roupas desenvolvida com o mesmo know-how dos produtos já consagrados da label, além de sapatos e bolsas exclusivos para complementar os elegantes looks. 

ELLE ET LUI 

Inaugurada em 1961 na cidade do Rio de Janeiro pelo Sr. Al Abitbol, marroquino de nascimento, de passaporte francês por necessidade e cidadão brasileiro por opção. Essa primeira loja em Copacabana ficou logo conhecida como a mais sofisticada da cidade. A filosofia era simples, roupas masculinas e femininas de alta qualidade, com estilo clássico, porém atual, elegante, sem ser ostensivo, onde o gosto pessoal pudesse sempre prevalecer às tendências da moda passageira.

Nos meados dos anos 70, o negócio continuou em expansão, outras filiais foram abertas, contavam basicamente com produtos de marcas internacionais. Nos anos 80 com o fechamento das importações, começou a desenvolver e produzir suas coleções localmente, mantendo-se fiel a filosofia. Com a abertura de inúmeros shoppings centers, o crescimento foi uma questão de tempo e várias filiais foram abertas nas principais cidades brasileiras.

Alexandre Herchovitch

Em vinte anos de carreira, o estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch testou todos os seus limites e não tem problemas em encontrar ideias frescas para se superar a cada temporada. Do seu desfile de graduação às apresentações no São Paulo Fashion Week e na concorrida Semana de Prêt-a-Porter em Paris, sua moda ganha novas experimentações e muito rigor no corte, na modelagem e na escolha de matérias-primas. Convidado pela direção da 7th on Sixth (semana de moda de Nova Iorque), Herchcovitch lançou suas coleções masculina e feminina na cidade a partir do verão 2005.

Sem trabalhar com referências óbvias ou se submeter à colonização de tendências internacionais, o medo de se "tornar escravo do Brasil", como disse numa entrevista há dois anos, foi sepultado nos desfiles de verão 2003 e inverno 2004, carregados com grande senso de brasilidade. Assim, descobriu a aldeia global, conceito proposto por Marshall MacLuhan nos anos 70, que profetizava um mundo interligado, porém interessado em divulgar suas culturas particulares. Numa redução de contexto, Alexandre Herchcovitch assina um casamento perfeito de uma cultura 100% brasileira com uma silhueta que encanta clientes do Brasil, Estados Unidos, Japão (sua primeira loja própria fora do Brasil inaugurada em março de 2007), Alemanha, França, Espanha, China, Inglaterra, Canadá, Singapura, Austrália e Nova Zelândia.

Veja tambem: As marcas de roupas do Brasil

19/09/2016

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